Pinto, JoãoCardoso, Teresa Margarida LoureiroSoares, Ana Isabel2019-12-302019-12-302019Pinto João; Cardoso, Teresa; Soares Ana Isabel - Cinema e educação: que relação na era da Internet? DIGICOM'19. International Conference on Digital Design and Communication, 3, Barcelos, 2019 - "International Conference... [Em linha]: atas". Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2019. ISBN 978-989-54489-5-1. p. 265-274978-989-54489-5-1http://hdl.handle.net/10400.2/8978Artigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema” e no doutoramento do primeiro autor em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve.In this text we reflect on the relationship between cinema and education, namely by looking at the contribution of the cinema to the learning processes in the present society. Moreover, we analyze how the cinema has been relating to the educational pedagogy, and how its integration in the educational contexts has evolved according to the new paradigms of teaching and lifelong learning. By considering the relationship between cinema and education in the context of today's digital lifestyles, taking into account the phenomenon of transmedia and media convergence, we can conclude that in contemporary society the cinema continues to have a great pedagogical potential, since it is easy to access to information through audiovisual stimuli, but also because this type of content assumes an increasing and transversal importance in the different digital media and platforms.O presente artigo aborda a relação entre o cinema e a educação, perspetivando nomeadamente contributos do cinema para as aprendizagens na atual sociedade. Analisamos como o cinema se tem cruzado com a pedagogia educacional e os novos caminhos para a sua integração nos contextos educativos de acordo com os mais recentes paradigmas do ensino e das aprendizagens ao longo da vida. Ao expormos a relação do cinema com a educação no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, tendo em conta os fenómenos da transmedia e da convergência mediática, concluímos que na sociedade contemporânea o cinema continua a ter um grande potencial pedagógico, uma vez que é fácil compreender informações através dos estímulos audiovisuais, mas também porque este tipo de conteúdos assume uma importância crescente e transversal aos vários media e plataformas digitais.porCinemaEducaçãoInternetTransmediaCultura da convergênciaEducationConvergence cultureCinema and education: what relationship in the Internet age?conference object