Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, FilomenaRodrigues, Maria Emília2025-07-082025-07-082025-06-052025-07-08http://hdl.handle.net/10400.2/19985Tese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade AbertaA Wikipédia enquanto Recurso Educacional Aberto oferece múltiplas possibilidades pedagógicas, quer na construção de conhecimento, quer como oportunidade para o desenvolvimento de competências atinentes, entre outras, à autonomia e à cooperação, bem como às multiliteracias. Assim, ao estudo subjaz a criação e análise de um “Clube da Wikipédia” na disciplina de Português numa turma do 7.º ano do ensino básico, com 25 alunos, em articulação com a Biblioteca Escolar, no ano letivo de 2023-2024, numa escola no distrito de Viana do Castelo. Metodologicamente, a investigação assenta num estudo de caso múltiplo, suportando-se no paradigma pragmático e em abordagens mistas, a fim de obter, analisar e interpretar dados referentes às Literacias da Informação e Digital dos alunos, com a finalidade de identificar potencialidades e constrangimentos na utilização da Wikipédia como estratégia de desenvolvimento de tais competências em alunos daquele nível de escolaridade. As Fichas de Aferimento e de Autoavaliação e as Grelhas de Observação Focada, instrumentos de recolha de dados adotados, permitiram a respetiva triangulação. A partir dos resultados evidenciados, pode constatar-se que os alunos desenvolveram competências nas literacias mencionadas, concluindo-se que integrar a Wikipédia no ensino básico, conforme implementamos, permite realizar um trabalho em linha com diferentes referenciais imprescindíveis ao cidadão do século XXI. Portanto, é possível confirmar o potencial pedagógico daquele recurso, a par de constrangimentos, desde resistências, de alguns professores, a falta ou inadequação de material, de alguns alunos ou da própria escola, que dificultaram a concretização das atividades do “Clube da Wikipédia”, mas que não inibem a continuidade deste estudo ou até outros no futuro.Wikipedia as an Open Educational Resource offers multiple pedagogical possibilities, whether in the construction of knowledge or as an opportunity for the development of skills related to, among others, autonomy and cooperation, as well as multiliteracies. Hence, this study supports the creation and analysis of a “Wikipedia School Club” in the Portuguese subject in a 7th grade class, with 25 pupils, in a school in the district of Viana do Castelo, during the 2023-2024 academic year, in collaboration with the School Library. Methodologically, the research is based on a multiple case study, supported by the pragmatic paradigm and mixed approaches, to obtain, analyse and interpret data regarding students' Information and Digital Literacy, with the purpose of identifying potentialities and restrictions in the use of Wikipedia as a strategy for developing such skills in students at that level of education. The Assessment and Self-Assessment Forms, and the Focused Observation Grids, adopted as data collection instruments, allowed the data triangulation. Our results evidence that students developed skills in such literacies, leading us to conclude that integrating Wikipedia in basic education, as we have implemented, permits to work in line with different significant frameworks, essential for 21st century citizens, so the pedagogical potential of Wikipedia can be confirmed. We also identified constraints, like the resistance from some teachers, or the lack and inadequacy of material by some students or the school itself, which made it difficult to carry out the activities of the “Wikipedia School Club”, but do not inhibit the continuity of this study or even others in the future.porWikipédiaEducação abertaCapacitação digital de alunosMultiliteraciasTecnologias de informação e comunicaçãoEnsino básico público portuguêsWikipediaOpen educationDigital empowerment of studentsMultiliteraciesInformation and communication technologiesPortuguese public basic educationO “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a Biblioteca Escolar : estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do CasteloThe “Wikipedia School Club” as an ecosystem for digital development with the School Library: a case study in Portuguese basic education in the Viana do Castelo districtmaster thesis