Monteiro, Vera2023-09-112023-09-112022Monteiro, V. (2022).Trabalho interdisciplinar sobre a qualidade do ar em Sines: uma experiência no confinamento. In Oliveira, I., Pereira, A., Amante, L., Oliveira, R. (Orgs.) A Prática em Avaliação Digital de Competências, pp. 158-173, LE@D, Universidade Aberta, DOI: https://doi.org/10.34627/leadw.2022.4978-972-674-936-3http://hdl.handle.net/10400.2/14854Esta publicação integra-se no Projeto @DIC - PTN/UID4372-LEaD/022016 e teve financiamento de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020O artigo apresenta uma proposta de trabalho para avaliação digital de competências com base no modelo hibrido de rotação por estações, para os alunos de 10º ano, na disiciplina de Física e Química A (FQA). A estratégia delineada decorreu em março de 2021, em aulas de Química e aulas de DAC (Domínio de Autonomia Curricular) FQA / Biologia Geologia, que visam o trabalho interdisicplinar. A temática incidiu sobre a qualidade do ar em Sines, analisando dados reais. Foram criadas rubricas analíticas para auto e heteroavaliação das competências chave de Trabalho em Equipa e Resolução de Problemas. Por ter decorrido durante o 2º confinamento, as estações decorreram exclusivamente online, nas plataformas Google Meet e Classroom. Apesar das dificuldades que os alunos sentiram em gerir a auto e heteroavaliação dos pares, revelaram-se satisfeitos com a utilização de rubricas e reconheceram-nas como facilitadoras do trabalho e da sua avaliação. Ficou evidente a necessidade de continuar a familiarização com este tipo de modelos híbridos e a desenvolver uma cultura de avaliação enquanto processo de autorregulação e desenvolvimento pessoal.porAvaliação digital por competênciasTrabalho interdisciplinarResolução de problemasTrabalho interdisciplinar sobre a qualidade do ar em Sines: uma experiência no confinamentobook parthttps://doi.org/10.34627/leadw.2022.4