Santos, Gláucia Maria da CostaBarros, Daniela Melaré Vieira2014-07-072014-07-072008-04-08Santos, Gláucia Maria da Costa; Barros, Daniela Melaré Vieira - Escola do tempo integral : a informática como princípio educativo. "Revista Iberoamericana de Educación" [Em linha]. ISSN 1022-6508 (Print) 1681-5653 (Online). Nº 46/8 (2008), p. 1-201022-65081681-5653http://hdl.handle.net/10400.2/3301Este artigo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os efeitos e as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Brasileira prevê o aumento progressivo da jornada escolar para o regime de Tempo Integral. A ampliação do tempo de estudo na escola proporcionou um espaço de pesquisa sobre o uso da tecnologia no processo ensino e aprendizagem. Isso aconteceu pela proposta de desenvolvimento de oficinas de trabalho com os alunos e dentre elas uma específica de tecnologias. Portanto, a investigação realizada sob abordagem qualitativa e quantitativa com o uso de questionário semi-estruturado, nos possibilitou destacar os elementos positivos do trabalho desenvolvido pela oficina de informática no processo de ensino e aprendizagem.porInformática educativaEnsino e aprendizagemEscola de tempo integralProposta pedagógicaEscola do tempo integral : a informática como princípio educativojournal article