Mendes, António QuintasWyszomirska, Rozangela Maria de Almeida FernandesCabral, Pedro Barbosa2021-01-072021-01-072019Quintas-Mendes, A., Wyszomirska, R. M., Cabral, P. B. (2019). Desenho de aprendizagem e ferramentas conceptuais para o desenho de cursos online, In Torres, P., Amante, L.(eds). Educação e tecnologias web: contributos de pesquisa luso-brasileiros, Curitiba: Ed. Appris.978-85-473-3540-3http://hdl.handle.net/10400.2/10368Este capítulo apresenta um conjunto de modelos de educação online que podem funcionar como heurísticas para o pensamento quando se trata de pensar o desenho de cursos online. Não se trata apenas de descrever e explicar como funcionam esses cursos, mas também de encontrar modelos, traços e dimensões conceptuais, bem como estratégias que, de certa forma, permitam a externalização e a visualização do pensamento (KALI, 2006). Essas heurísticas podem não só servir de guia à pessoa individual que pensa e desenha o curso, mas podem também servir como ferramentas conceptuais partilháveis entre vários sujeitos que, assim, podem investir colaborativamente no desenho da aprendizagem (CONOLE, 2013).porDesenho de cursos onlineDesenho da aprendizagemEducação onlineDesenho de aprendizagem e ferramentas conceptuais para o desenho de cursos onlinebook part