Silva, Miguel Mira daFernandes, Ana Margarida Lourenço2025-06-242025-06-242025-06-122025-06-24http://hdl.handle.net/10400.2/19964Tese de Mestrado em Informática e Sistemas Empresariais, em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade AbertaA Inteligência Artificial Generativa emergiu como uma força transformadora no ensino superior, impulsionando tanto a inovação como o debate sobre as suas implicações. Esta dissertação examina criticamente o papel da Inteligência Artificial Generativa no ambiente académico, avaliando o seu impacto nas metodologias de ensino, no envolvimento dos estudantes e nas políticas institucionais. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para analisar as aplicações da Inteligência Artificial Generativa, revelando um cenário complexo onde benefícios como a personalização da aprendizagem e a automatização coexistem com dilemas éticos, incluindo riscos de plágio e preconceitos algorítmicos. O estudo enfatiza a necessidade de regulamentações claras e de programas de literacia digital para garantir uma adoção ética da Inteligência Artificial nas Universidades. Os resultados fornecem insights sobre a implementação sustentável e responsável da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior.porIA na EducaçãoIA GenerativaÉtica digitalRegulamentação no ensino superiorIA ResponsávelRevisão sistemática de literaturaInteligência artificial generativa no ensino superiormaster thesis