Nadalim, Carlos Francisco de PaulaAlçada, IsabelGoucha, TomásMartins, MartaAlves, DianaPollo, TatianaLopes, João A.Costa, AnaAguiar, CecíliaMata, LourdesCadime, IreneSilva, Ana CristinaTreiman, RebeccaGomes, InêsVale, Ana PaulaFernandes, SandraSousa, Otília dePereira, Teresa CostaMartins, Margarida AlvesAlves, Rui A.Silva, MarianaJoshi, MalateshaCarreker, SuzanneMoats, Louisa C.Soares, Ana PaulaLousada, MarisaRamalho, MargaridaAraújo, SusanaMoura, OctávioAlves, Rui ALeite, Isabel2021-06-232021-06-232021Nadalim, Carlos Francisco de Paula, coord. - Alfabetização baseada na ciência [Em linha]: manual do curso ABC. Editador por Rui A. Alves; Isabel Leite. Brasília: Ministério da Educação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2021. 557 p. ISBN 978-65-87026-86-2978-65-87026-86-2http://hdl.handle.net/10400.2/10831O presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante parceria tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação brasileiros que atuam na área de alfabetização, somando-se aos vários esforços que têm sido envidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade dos processos de alfabetização no Brasil e, consequentemente, os seus resultados. A formação de professores tem sido um dos pilares da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo MEC por meio do Decreto 9.765/19, a qual destaca entre seus princípios a fundamentação de programas e ações em evidências provenientes das ciências cognitivas, bem como a adoção de referenciais de políticas públicas exitosas, nacionais e estrangeiras, baseadas em evidências científicas.porAlfabetizaçãoCiênciaLíngua portuguesaABCFormação de professoresAlfabetização baseada na ciência: manual do curso ABClearning objecthttps://doi.org/10.34627/sj2w-hk15