Gale, Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho CarverPereira, João Paulo Raposo2023-02-012023-01-102023-02-01Pereira, João Paulo Raposo - Desenvolvimento de materiais didáticos audiovisuais para uma plataforma de aprendizagem, com vista ao apoio do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do português como língua não materna em contexto asiático [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], [2023]. 274 p.http://hdl.handle.net/10400.2/13284Os materiais didáticos constituem um elemento intrínseco do processo educativo, assumindo um papel fundamental no ensino e aprendizagem de línguas. A configuração destes reflete a evolução dos suportes, assim como das teorias linguísticas e de aprendizagem. Atualmente, novos desafios se levantam a quem desenvolve materiais didáticos, decorrentes das características do ambiente comunicacional global, que passam por promover a aquisição de novas literacias, associadas à compreensão e domínio das formas digitais de representação da informação. Nesse sentido, este trabalho consiste na apresentação de uma proposta de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem do Português como Língua Não Materna, ao nível da compreensão de textos audiovisuais. Mais concretamente, propomos desenvolver materiais didáticos audiovisuais com vista à integração de uma plataforma de aprendizagem criada para o efeito, a que se deu o nome de Português à Vista, tendo como público-alvo os professores e aprendentes da Licenciatura de Estudos de Tradução Português-Chinês da Universidade de São José em Macau. Procura-se, assim, dar resposta não só à falta de materiais deste tipo, como também ir ao encontro das dificuldades que os aprendentes dos vários níveis de proficiência linguística normalmente evidenciam em relação à compreensão de textos orais, e que são particularmente sentidas no que respeita aos recursos audiovisuais. Por outro lado, pretende-se promover a utilização de abordagens recentes na área do ensino da compreensão do oral de línguas não maternas – nomeadamente da abordagem metacognitiva –, ainda muito ausentes nos materiais didáticos, no sentido de desenvolver a consciência do aprendente em relação ao processo auditivo e à utilização de estratégias que aumentem os índices de compreensão. Teve-se ainda em conta a evolução das técnicas e abordagens de exploração didática do vídeo e os resultados da investigação da área da Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador. O trabalho apresenta o processo de desenvolvimento dos materiais, assim como da plataforma de aprendizagem, e inclui a testagem dos materiais realizada pelos destinatários dos mesmos.Learning materials are an inner element of the educative process, having a main role in teaching languages. Its configuration reflects the evolution of supporting materials, as well as linguistic and learning theories. Nowadays, new challenges are raising to whom develops learning materials, due to the traits of global communication environment, such as the promotion of the acquisition of new literacies, related to the comprehension and domain of digital types of representing information. Hence, this work consists in the introduction of a proposal of learning materials to teach and learn Portuguese as foreign language, at the level of the understanding of audiovisual texts. More specifically, we are proposing audiovisual learning materials in view of its integration in a learning platform, called Português à Vista, which has as targets teachers and learners of the Bachelor of Portuguese-Chinese Translation Studies in the University of Saint Joseph in Macao. We attempt in this way to contribute not only for the scarcity of this type of materials, but also to respond to the difficulties the learners of different levels of language proficiency show, namely in terms of understanding orals text within audiovisual resources. On the other hand, we intend to promote the use of recent approaches in the field of the listening comprehension teaching of foreign languages – specifically the metacognitive approach –, still absent in learning materials, with the objective of developing the conscience of the learner regarding the listening process and the use of strategies that increase the levels of understanding. We also had in mind the evolution of didactical video techniques and related learning approaches and the results of the research field of Computer Assisted Language Learning. This work presents the learning materials development process, as well as the learning platform, including the testing made by the target groups.porMateriais didáticosCompreensão oralSegunda línguaMateriais audiovisuaisTecnologia educativaInstructional materialsListening comprehensionSecond language acquisitionAudiovisual aidsEducational technologyDesenvolvimento de materiais didáticos audiovisuais para uma plataforma de aprendizagem, com vista ao apoio do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do português como língua não materna em contexto asiáticodoctoral thesis101710526