Lopes, NunoOliveira, Isolina2020-02-262020-02-262012-10978-989-8525-15-4http://hdl.handle.net/10400.2/9370Os videojogos são cada vez mais parte integrante da cultura do séc. XXI. A relação entre Videojogos e Aprendizagem é uma área de estudo relativamente recente, mas que tem nos últimos anos atraído alguns investigadores no nosso país. Mesmo assim, a maioria das pesquisas tem-se centrado em estudos de caso e com populações estudantis jovens. Este estudo pretendeu investigar de que forma os estudantes universitários de diferentes faixas etárias usam videojogos e como percecionam a existência de uma relação entre a utilização desses artefactos e a promoção de competências. Os resultados revelam que a grande maioria destes universitários já jogou videojogos. Estes consideram que é possível aprender com esses artefactos, nomeadamente a utilizar línguas estrangeiras, a compreender regras e a forma de jogar diferentes desportos, a usar as TIC, a aplicar estratégias cognitivas e a melhorar a capacidade de concentração.porVideojogos e desenvolvimento de competências nos estudantes adultosVideo games and skills development in adult studentsconference object2020-02-24cv-prod-1042729