Duarte, RogérioNobre, Ângela LacerdaPimentel, FernandoJacquinet, Marc2021-10-262021-10-11Duarte, R., Nobre, Â. L., Pimentel, F., & Jacquinet, M. (2021). Pensando programas curriculares como os projetistas pensam, nº 12, pp 83-99.2183-0940http://hdl.handle.net/10400.2/11291As instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior.Higher education institutions must be aware of the transformations that occur in societies in order to innovate and to offer revised educational programme plans. Design Thinking is a tool that helps to foster innovation in business contexts. Could this methodology be used in programme plan development? The present article considers this question by presenting the Design Thinking methodology, discussing its adequateness in the context of higher education institutions and considering outcome-based education and constructive alignment principles. It is concluded that Design Thinking methodology is a way to address and overcome collaboration and communication problems frequent in higher education institutions and in this sense is an efficient way to develop program plans in higher education institutionsporPrograma curricularPensando como um projetistaEnsino centrado no estudanteEnsino assente em resultadosAlinhamento construtivoInovaçãoEnsino superiorCurriculum developmentDesign thinkingStudent-centered learningOutcome-based educationConstructive alignmentInnovationHigher educationPensando programas curriculares como os projetistas pensamjournal article