Martins, JoséMorgado, LeonelCardoso, Vitor2017-01-262017-01-262016978-989-20-7148-0http://hdl.handle.net/10400.2/5994Trabalho apresentado em Videojogos 2016 - 9ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos realizada na Covilhã em 2016Apresentamos o resultado de uma exploração prática da tecnologia de mundos virtuais imersivos multiutilizador High Fidelity, baseada em tecnologia Web. Esta tecnologia permite criar mundos virtuais cujas formas de interligação, controlo e interação tiram partido de uma Interface de Programação de Aplicações em JavaScript. Através do caso prático de desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo simples, descrevemos a tecnologia High Fidelity, incluindo o tipo de scripts, a arquitetura inerente e as suas características de desenvolvimento e utilização. Destacamos as dificuldades inerentes ao estado atual da plataforma, em constante reformulação e algumas peculiaridades.porMundos virtuaisSimulaçõesJogosHigh fidelityExploração do high fidelity para desenvolvimento de jogos em mundos virtuais imersivos multi utilizadorconference object2017-01-25