Morgado, LinaAfonso, Ana PaulaCarvalho, Isabel Cristina2024-07-092024-07-092024Morgado, L., Afonso, A., Carvalho, I. (2024). Learning Design for Flexible Higher Education: Roadmap to a European Pilot Development. EDULEARN24 - 16th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma (Spain)978-84-09-62938-1http://hdl.handle.net/10400.2/16222This presentation have receive funding by ERASMUS+, FLeD -Learning Design for Flexible Education with the Reference: 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250.Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento da conceção e implementação de um curso piloto inovador no âmbito do projeto ERASMUS+, FLeD (Learning Design for Flexible Education), para promover práticas pedagógicas flexíveis e eficazes no ensino superior. Este projeto surge em resposta à necessidade identificada de uma aprendizagem eficaz em contextos mediados digitalmente, indo além da mera adaptação de métodos de ensino tradicionais a contextos virtuais, uma lacuna evidenciada pela pandemia da COVID-19 e pelo Plano Europeu de Educação Digital. O projeto-piloto visa explorar e expandir as competências digitais e a inovação pedagógica entre o pessoal docente das seis universidades participantes, que outras poderão posteriormente replicar. O principal objetivo do projeto FLeD é ajudar a conceber cenários de aprendizagem flexíveis, aplicando o método Flipped Learning (FL) e optimizando as tecnologias digitais para maximizar o tempo assíncrono e promover uma mudança sustentável para uma educação flexível. (https://fledproject.eu/).engFlipped learningLearning designFlexible teachingDigital pedagogyEducational technologiesLearning design for flexible higher education: roadmap to a european pilot developmentconference object