Gonçalves, Bruno Miguel F.Osório, António2020-12-112020-12-112018http://hdl.handle.net/10400.2/10277eLIES2018- VIIº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior- Sessão Posters/Networking, Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, co-organização do LE@D, Univesidade Aberta (UID 4372/FCT), Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade do Algarve.Numa investigação para compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores num ambiente conectivista (Gonçalves, 2017), recorreu-se ao modelo teórico TPACK - Technological Pedagogical and Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Cain, 2013), tendo-se apurado que esse processo é bastante complexo e envolve uma diversidade de dimensões que são indispensáveis ao exercício da profissão docente na atualidade. O funcionamento do sistema, designadamente os vários aspetos de duas situações reais – a 4.ª e a 5.ª edições do MOOC em Competências Digitais para Professores promovidos pela Universidade Aberta - foi estudado em contexto real através destes dois casos concretos de desenvolvimento profissional de professores suportado por MOOC. Além de apresentar, de modo gráfico, o desenho da investigação (Gonçalves, 2017), o poster ilustra as principais conclusões da investigação que, resumidamente, se referem: i) às condições de aprendizagem nos MOOC; ii) à caracterização da comunicação, da interação e da colaboração nos MOOC; iii) à definição do modelo pedagógico dos MOOC; iv) à organização dos processos de ensino-aprendizagem nos MOOC.porDesenvolvimento profissional professoresModelo TPACKMOOCMOOC, TPACK e desenvolvimento profissional de professoresconference object