Castanheira, Carlos Augusto2024-12-272024-12-272024-01Castanheira, C.A. (2024). Competências Empreendedoras para uma Europa Global. In J. Luna & R. Sequeira (Coord.). Currículo Escolar: globalização e perspetivas globais [School Curriculum: globalization and global perspectives]. (pp. 191-206). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN – 978-989-26-2508-9. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2509-6_11978-989-26-2509-6http://hdl.handle.net/10400.2/17017O conceito de empreendedor e empreendedorismo tem vindo a ser cada vez mais abrangente e transversal a áreas mais vastas da sociedade contemporânea. Educar para empreender tem sido o processo encontrado para dotar o cidadão de competências capazes de superar os desafios criados pelas sociedades onde se inserem. A Educação para o Empreendedorismo é um dos principais objetivos estratégicos da União Europeia de forma a dar à sua população e, em especial, aos jovens uma mentalidade empreendedora capaz de gerar valor, bem como dar-lhes competências e moldar-lhes atitudes fundamentais para um empreendedorismo de sucesso, uma cidadania ativa, inclusão social e empregabilidade. A nossa grande motivação emerge da estreita relação do empreendedorismo com a globalização. Pretendemos contribuir para uma maior compreensão da interligação e multidisciplinaridade destas duas dimensões. É a educação no ensino superior que mais evidencia e promove a globalização. Contribui para isso a mobilidade académica, sendo o programa de mobilidade Erasmus+ o exemplo mais expressivo dos programas de mobilidade mundiais.The concept of entrepreneur and entrepreneurship has become increasingly comprehensive and transversal to broader areas of contemporary society. Educating for entrepreneurship has been the process found to provide citizens with competences capable of overcoming the challenges created by the societies in which they are inserted. Entrepreneurship Education is one of the main strategic objectives of the European Union in order to give its population, and in particular young people, an entrepreneurial mindset capable of generating value, as well as giving them skills and shaping their attitudes fundamental for successful entrepreneurship, active citizenship, social inclusion and employability. Our great motivation emerges from the close relationship between entrepreneurship and globalisation. We intend to contribute to a better understanding of the interconnection and multidisciplinarity of these two dimensions. It is education in higher education that most highlights and promotes globalisation. Academic mobility contributes to this, with the Erasmus+ mobility programme being the most expressive example of mobility programmes worldwide.porCompetências empreendedorasMobilidadeEducação para o empreendedorismoEntrepreneurial competencesEducation for entrepreneurshipMobilityCompetências empreendedoras numa e para uma Europa globalEntrepreneurial competences at and for a global Europebook parthttps://doi.org/10.14195/978-989-26-2509-6