Sousa, NunoAlmeida, Luís AlçadaRodrigues, João Coutinho2019-02-082019-02-082018-10-26http://hdl.handle.net/10400.2/7938Congresso realizado em Coimbra de 24-26 de outubro de 2018.O transporte ferroviário é visto como um modo de transporte promissor dos pontos de vista económico, energético e ambiental. No entanto, a ferrovia mundial necessita de intervenções de fundo, uma vez que a competição com o transporte rodoviário levou a falta de investimento nestas infraestruturas no século XX. Apresenta-se aqui um modelo multiobjetivo para o planeamento de renovações na rede ferroviária, atendendo a: distribuição equitativa do investimento pelos anos de projeto, minimização do custo total e minimização dos adiamentos de obras prioritárias. O modelo obedece a restrições operacionais, que visam limitar atrasos à circulação, e adequa-se a renovações que não requeiram fecho de linhas. O modelo é aplicado a um caso de estudo e os resultados mostram um considerável trade-off entre os objetivos de distribuição equitativa do investimento e adiamentos de obras prioritárias. Já o custo total só é relevante para redes muito degradadas.porFerroviaRenovação de infraestruturasOtimização multiobjetivoProgramação linearPlaneamento multiobjetivo em projetos de renovação da ferroviaconference object