Oliveira, Isolina2020-04-232020-04-232018978-972-674-819-9http://hdl.handle.net/10400.2/9642Os sistemas de gestão das escolas, onde cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes, têm provocado alterações na organização escolar e nos modos de comunicação entre os diversos atores educativos e, em particular, os vários departamentos. Por sua vez, as tecnologias digitais incorporadas na vida diária das pessoas suscitam o desenvolvimento de estudos a vários níveis, sobretudo sobre o impacto nas formas de aprender e de comunicar. A investigação tem vindo a direcionar-se para estudar estes fluxos de informação e as novas formas de comunicação nos diferentes tipos de redes que se constituem. Deste modo, torna-se premente conhecer estes diversos movimentos, compreender como as tecnologias digitais influenciam a comunicação e o tipo de interação entre os professores, entre estes e os órgãos diretivos e as comunidades educativas, bem como identificar funções e papéis que são reclamadas nos próximos cenários digitais, ou seja, como é que os líderes pedagógicos interagem e se posicionam nas redes das escolas, entre as escolas e as comunidades locais. Nesta paisagem, um conceito - e-liderança – emerge e admite-se um novo paradigma que busca suporte em modelos já consolidados nos cenários presenciais. Este artigo argumenta sobre as potencialidades das tecnologias digitais na extensão da liderança distribuída e a importância no estudo da complexidade das entidades organizativas para o desenvolvimento de novas competências e a assistência dos líderes que trabalham nessas organizações. Uma análise sistemática das redes locais proporciona lentes através das quais se evidencia a capacitação das organizações educativas para a mudança e inovação.porComunidades profissionais de aprendizageme-liderançaEscolas em redeLiderança distribuídaTecnologias digitaisLiderança(s) e inovação tecnológicabook part2020-04-22cv-prod-1679114