Barreira, Carlos Manuel FolgadoVaz Rebelo, PiedadeBidarra, Maria da GraçaSeabra, FilipaAbelha, Marta2023-09-252023-09-252023-06Barreira, C., Vaz Rebelo, M. P., Bidarra, M. G., Seabra, F. & Abelha, M. (2023). Cap. III - Satisfação, efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3º ciclo de AEE: perceções de professores e lideranças escolares. In. I. Fialho, et. Al. (Org.), Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp. 89-116). Editora Humus. ISBN 978‑989‑755‑862‑7978‑989‑755‑862‑7http://hdl.handle.net/10400.2/14990Este estudo integra-se no projeto Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal (MAEE) e tem como objetivos conhecer o grau de satisfação dos docentes e das lideranças com o processo de Avaliação Externa das Escolas e identificar efeitos e mecanismos de mudança, com especial enfoque neste 3.º ciclo avaliativo. Mais concretamente, pretende-se avaliar, para além do grau de satisfação com a AEE, a perceção dos efeitos nos diferentes domínios da atividade escolar incluídos no quadro de referência do 3.º ciclo avaliativo, que contempla a Autoavaliação, a Prestação do Serviço Educativo, a Liderança e Gestão e os Resultados, bem como identificar os mecanismos de mudança decorrentes da avaliação externa. Para o efeito, recorreu-se ao inquérito, por questionário, junto de representantes dos órgãos de gestão e das estruturas de coordenação e supervisão pedagógica, tendo abrangido também os docentes sem cargos, considerando a importância da informação destes diferentes atores, enquanto agentes de mudança, sobre a produção dos impactos e efeitos da AEE. Em geral, os dados revelam alguma ambivalência no que se refere à satisfação com a AEE, com uma perceção de efeitos que se situa ao nível moderado, nos diversos domínios, sendo, no entanto, a perceção global dos efeitos superior na Autoavaliação e Liderança e Gestão e a satisfação e efeitos mais sentidos no “topo” da organização escolar, nos líderes com funções de gestão. Sobre os mecanismos de mudança implicados na transformação da escola decorrentes da AEE, destacam-se a dimensão relacionada com o uso do feedback, seguida da dimensão aceitação do feedback, evidenciando-se, contudo, a possibilidade de ocorrerem igualmente riscos de efeitos menos desejáveis, tais como ossificação, fixação na medida e miopia, associados a processos de avaliação que requerem maior atenção por parte das equipas de avaliação externa.porSatisfação, perceção de efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolasbook part