Costa, Carlos Manuel Jorge daMaia, António Vieira2009-02-102009-02-102007http://hdl.handle.net/10400.2/1237Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade AbertaAo seleccionarmos como temática, para esta dissertação, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, profundamente influenciados pelas TIC, decidimos iniciar o nosso trabalho, com um estudo de caso, sobre a utilização facultativa da plataforma Moodle numa instituição de ensino não superior no ano lectivo 2006/07. Ao longo deste trabalho, tivemos sempre em mente o impacto das tecnologias e das principais teorias de aprendizagem, nomeadamente o construtivismo, como catalizadoras e simultaneamente potenciadoras de um novo ambiente virtual de aprendizagem. Este modelo de Blended-Learning foi implementado na instituição como um complemento à actividade lectiva normal. Os dados analisados na pesquisa foram obtidos através de consultas à base de dados MySQL do Moodle. Por fim, são enunciadas as conclusões do estudo.porEnsino a distânciaElearningTecnologia da informação e comunicaçãoPlataforma MoodleEnsino virtualComunidades virtuaisEstudo de casosEnsino secundárioComplemento virtual da sala de aula : uma experiência numa instituição de ensino não superiormaster thesis