Costa, PaulaSeabra, Filipa2023-02-032023-02-032023Costa, P. & Seabra, F. (2023). Desenho universal para a aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo. XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquio (pp. 220-221). AFIRSE Portugal, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.http://hdl.handle.net/10400.2/13305Falar da necessidade de se implementarem práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas tem sido uma temática persistente na literatura. Não obstante o consenso que reúne esta demanda, a inclusão continua a ser evasiva, e as opiniões sobre a melhor forma de a conseguir proliferam. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresenta-se como uma abordagem curricular capaz de conceber ambientes de aprendizagem flexíveis e acessíveis, integrando proactivamente suportes de ensino, aprendizagem e avaliação que abordam a diversidade dos alunos, e os recentes normativos disso fazem fé. Realizado seguindo uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, o presente texto visa aprofundar algumas questões que decorrem da aplicação desta abordagem nas práticas de gestão curricular da escola e dos professores, apontando caminhos possíveis para a sua operacionalização. A implementação em sala de aula dos princípios do DUA acarreta desafios permanentes, mas estes são mitigados quando os professores desenvolvem um trabalho assente no trabalho colaborativo e em processos de análise crítica e reflexiva assumindo um profissionalismo mais transformador.porDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA)Desenvolvimento curricularEducação inclusivaDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículoconference object