Sousa, NunoAlmeida, Luís AlçadaRodrigues, João Coutinho2019-02-082019-02-082018-10-26http://hdl.handle.net/10400.2/7937Congresso realizado em Coimbra de 24-26 de outubro de 2018.Ações de manutenção em sistemas de infraestruturas deparam-se frequentemente com o problema de decidir se uma dada ação deve ser completa ou se uma reparação parcial é suficiente para o caso em questão. A presente pesquisa apresenta um modelo biobjetivo de apoio à decisão para o planeamento da manutenção a longo prazo dos sistemas de infraestruturas, que otimiza a escolha entre reparações parciais, completas ou nenhuma ação a tomar, tomando em consideração aspetos socioeconómicos e descontos por atacado. Os objetivos considerados são a minimização do custo de reparação e maximização dos benefícios trazidos aos utilizadores. O modelo foi testado num caso de estudo 23 passeios e comparado com duas políticas de reparação mais simples, de permitir apenas reparações parciais ou completas, tendo os resultados mostrado que os ganhos de eficiência da política mista ditada pelo modelo são mais significativos na região de orçamento médio-baixo.porSistemas de infraestruturasManutenção e renovaçãoOtimização multiobjetivoProgramação linearMetodologia biobjetivo para reparação de infraestruturas com múltiplos componentesconference object