Abrantes, PedroFerreira, Andreia Raposo2025-05-052025-05-052025-04-052025-05-05http://hdl.handle.net/10400.2/19860Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade AbertaNo quadro atual de políticas educativas, o Apoio Tutorial Específico (ATE) surge como uma medida de combate ao abandono escolar precoce e de promoção do sucesso educativo, pelo que o estudo Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo? tem como objetivo compreender o respetivo processo de implementação e de que forma o mesmo contribui para a melhoria da qualidade da escola e, paralelamente, para o sucesso educativo. Para o efeito, foram analisados os principais fatores de insucesso escolar/educativo, assim como as principais medidas de política educativa implementadas no nosso país para o debelar, das quais destacámos o objeto do nosso estudo. De forma a melhor compreendermos todo o processo que envolve a implementação desta medida, adotámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista, suportando-nos em dados qualitativos e quantitativos. Para o seu desenvolvimento realizámos a análise documental ao Projeto Educativo da escola onde o estudo foi realizado e procedemos à elaboração, testagem e aplicação de dois questionários destinados a diretores de turma e a alunos que beneficiaram de ATE. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada ao Diretor da escola e um focus group com os professores que se encontravam na altura do estudo a exercer a função de professores tutores. Os resultados do estudo revelam que a equipa de ATE, composta por uma coordenadora, professores tutores, uma psicóloga, uma professora da Educação Especial e uma assistente operacional, tem desenvolvido ações promotoras de uma maior colaboração entre professores e vários outros agentes educativos, provocando, ao longo do tempo, mudanças na cultura da escola, tornando-a muito mais colaborativa.In the current framework of educational policies, Specific Tutorial Support (STS) emerges as a measure to combat early school dropout and promote educational success, which is why the study Specific Tutorial Support: a path to educational success? aims to understand its implementation process and how it contributes to improving the quality of the school and, at the same time, to educational success. To this end, the main factors of academic/educational failure were analysed, as well as the main educational policy measures implemented in our country to combat it, of which we highlighted the object of our study. In order to better understand the entire process that involves the implementation of this measure, we adopted an interpretative research paradigm, in a case study design, with a mixed approach, relying on qualitative and quantitative data. For its development, we carried out a documentary analysis of the Educational Project of the school where the study was carried out and proceeded with the elaboration, testing and application of two questionnaires aimed at class directors and students who benefited from STS. We also carried out a semi-structured interview with the school Principal and a focus group with the teachers who were working as tutors at the time of the study. The results of the study reveal that the STS team, made up of a coordinator, tutor teachers, a psychologist, a Special Education teacher and an operational assistant, has developed actions that promote greater collaboration between teachers and various other educational agents, causing, over time, changes in the school’s culture, making it much more collaborative.porInsucesso educativoInsucesso escolarAção tutorialCultura profissional docenteSchool/educational (un)successTutorial actionCultureProfessional culture of teachersApoio tutorial específico: um caminho para o sucesso educativo?master thesis203945069