Rocha, Maria AntonietaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2020-01-022020-01-022015-12-15Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa - Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663 (Print) 2386-7418 (Online). Vol. Extra, nº 13 (2015), p. 143-1471138-1663http://hdl.handle.net/10400.2/9000Pretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos.We intend to discuss students’ knowledge and use of web 2.0 tools and the role of school in the improvement thereof. In this text we will present part of our exploratory study with students of a vocational course in a Lisbon school in 2013/2014. Methodologically, we opted to conduct a questionnaire completed in class with participant observation. The data analysis shows that students, while considered digital natives, lack some knowledge and use of 2.0 tools, in particular in school contexts, justifying a rethink of new strategies and another look at the teaching practice, particularly for this new type of course.porTICLiteracia digitalCompetências 2.0JovensEscolaICTDigital literacySkills 2.0PupilsSchoolEscola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portuguesesSchool, skills 2.0 and digital natives: an exploratory study with portuguese pupilsjournal articlehttps://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.4592386-7418