Azevedo, ElinaldoMendes, Ingrid NeryFagundes, Lucas Bernard VelosoTeixeira, Otávio2025-09-232025-09-2320252182-4967http://hdl.handle.net/10400.2/20277Este artigo apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de um protótipo de realidade virtual (RV) que recria a parte da cidade de Belém dos anos 1950, visando a educação e preservação do patrimônio cultural local. Motivado pelas transformações urbanas que ameaçam a memória histórica, o projeto utiliza design centrado no usuário, modelagem 3D e testes de usabilidade para criar uma experiência imersiva e educativa. A metodologia inclui revisão sistemática da literatura, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo, além de estudo de caso para garantir a fidelidade histórica e funcionalidade do protótipo. O estudo propõe que a RV pode aumentar o engajamento e aprendizagem sobre o patrimônio cultural, oferecendo uma interface intuitiva e acessível, validada por usuários reais. Referências a jogos e simulações históricas reforçam a base teórica e metodológica do projeto, que busca ser um modelo replicável para iniciativas similares de resgate cultural por meio da tecnologia imersiva.This article presents a reflection on the development of a virtual reality (VR) prototype that recreates part of the city of Belém as it was in the 1950s, aiming to promote education and the preservation of local cultural heritage. Motivated by urban transformations that threaten historical memory, the project employs user-centered design, 3D modeling, and usability testing to create an immersive and educational experience.The methodology includes a systematic literature review, exploratory, bibliographic, and field research, as well as a case study to ensure both historical accuracy and prototype functionality. The study proposes that VR can enhance engagement and learning about cultural heritage by offering an intuitive and accessible interface validated by real users. References to historical games and simulations reinforce the project’s theoretical and methodological foundation, which aims to serve as a replicable model for similar cultural recovery initiatives through immersive technology,porRealidade virtualHistóriaCidadeEducaçãoResgate culturalVirtual realityHistoryCityEducationCultural recoveryVintage car: uma reflexão teórica sobre o desenvolvimento de um protótipo em realidade virtual para resgate histórico-cultural na cidade de BelémVintage car: a theoretical reflection on the development of a virtual reality prototype for historical and cultural recovery in the city of Belémjournal article10.34627/redvol8iss1e202509