Castelhano, MariaMorgado, LeonelPedrosa, DanielaCoelho, António2025-09-092025-09-092025-07978-989-9253-31-5http://hdl.handle.net/10400.2/20211É desafiante a implementação na educação da Realidade Virtual com recurso a headsets, que designo por Realidade Virtual Imersiva (iVR, immersive virtual reality), especialmente quanto à sua integração no currículo e práticas pedagógicas do ensino superior online. Entre os principais obstáculos estão a falta de orientações práticas e modelos pedagógicos claros, como modelos de design instrucional específicos. Os atualmente disponíveis são escassos e pouco descritivos: 1) o XR ABC Framework e o iVR Learning (M-iVR-L) Framework foram concebidos para o ensino superior online com iVR, destacando aspetos como segmentação das sessões para evitar sobrecarga cognitiva, exploração prévia da tecnologia e acompanhamento pedagógico; 2) modelos como o TESLA e o modelo Castronovo et al. Design Model (2019), mais genéricos, focam-se em criar objetivos direcionados ao público-alvo, elementos de avaliação, definição de recursos e propósitos com base em estruturas clássicas. Oferecem uma visão sistemática, mas pouco adaptada às especificidades da iVR. Para suprir essa ausência, seria pertinente utilizar um modelo de design instrucional que combine as particularidades da iVR dos primeiros modelos com os elementos tradicionais dos segundos modelos (Castelhano et al., 2023). A literatura reforça o potencial da tecnologia: há vasta oferta de ferramentas e ambientes iVR aplicáveis à educação em áreas como geografia, ciência, arte e entretenimento, mas sua aplicação exige fundamentos instrucionais sólidos. Tipologias comuns incluem Manipulação Interativa e Exploração, Interação Multimodal e Treino de Competências (Castelhano et al., 2024). Contudo, é imperativo desenvolver e validar modelos instrucionais específicos para iVR que aliem inovação tecnológica, cenários de aprendizagem e práticas educativas (Beck et al., 2020), delineadas para o currículo. Assim, torna-se fundamental avançar para a criação e validação de modelos instrucionais direcionados à iVR no ensino superior online, garantindo que o investimento na imersão se traduza num recurso integrado (Castelhano et al., 2023; Castelhano et al., 2024).engRealidade Virtual Imersiva (iVR)Design instrucionalEnsino superior onlineA integração da realidade virtual na educação: necessidades e desafiosconference object2025-09-09cv-prod-455010310.48528/5rnm-k51?