Sousa, Maria Luísa deAmador, Filomena2020-02-042020-02-042018Sousa, Maria Luísa de; Amador, Filomena - Dinâmicas de interação numa comunidade de práticas. In Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina, coord.- "Lideranças e inovação em contextos educativos" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2018. ISBN: 978-972-674-819-9. p. 123-139978-972-674-819-9http://hdl.handle.net/10400.2/9174No presente artigo, propomo-nos apresentar e discutir resultados parciais obtidos a partir de um questionário, construído com o objetivo de analisar a evolução da dinâmica de interação entre participantes de uma Comunidade de Prática, durante o primeiro ano do respetivo funcionamento. A construção desta comunidade insere-se num projeto de Investigação-Ação Participatória, em curso numa escola 2/ 3/ S no Porto Santo (Região Autónoma da Madeira) a partir de outubro de 2014. Ao longo do processo, realizaram-se mensalmente seminários numa perspetiva de Investigação-Ação. O nosso quadro teórico assenta nos conceitos de liderança, designadamente de liderança pedagógica e no conceito de Comunidade de Prática enquanto espaço de produção e construção de conhecimento. Em termos metodológicos o estudo assume as características de uma Investigação-Ação Participatória, tendo os dados numa primeira fase sido recolhidos através de diversas técnicas nas quais se incluem registos áudio, entrevistas e snapshots. Os resultados que neste momento já possuímos permitem testemunhar mudanças na dinâmica das interações, cuja tipologia é possível começar a esboçar e compará-los também com os dados obtidos por outros investigadores.porLiderança pedagógicaComunidade de práticaInvestigação-ação participatóriaInteraçõesDinâmicasDinâmicas de interação numa comunidade de práticasbook part