Henriques, SusanaFernandes, Paula Cristina Gonçalves Sousa2022-01-042024-12-172021-12-172022-01-04Fernandes, Paula Cristina Gonçalves Sousa - O internato de anestesiologia em Portugal [Em linha]: contributo do coordenador na supervisão das práticas pedagógicas. [S.l.]: [s.n.], 2021. 200 p.http://hdl.handle.net/10400.2/11597É claramente aceite na classe médica que todos os médicos deverão estar disponíveis para transmitir os seus conhecimentos, teóricos e práticos, aos que iniciam a formação médica pós-graduada, sempre que para tal sejam solicitados. No entanto, a ausência de formação pedagógica para o desempenho das funções de ensino constitui uma lacuna importante na orientação dos médicos internos. Este contexto enquadra o desenvolvimento da presente investigação cujos objetivos são compreender como é realizada a supervisão das práticas pedagógicas pelos Coordenadores do Internato de Anestesiologia em Portugal, qual a relevância da formação e o papel das competências não-técnicas no desenvolvimento das suas competências pedagógicas e caraterizar o perfil de competências fundamentais para o desempenho de funções de Orientador e Coordenador do Internato. Dada a natureza do estudo, optámos por um modelo de investigação misto (quanti-qualitativo) e como instrumentos de recolha de dados utilizámos a análise documental e o inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 27 Coordenadores do Internato de Anestesiologia do país. A análise estatística e a análise de conteúdo foram as técnicas utilizadas para o tratamento dos dados obtidos. Depois de analisados e discutidos os resultados, consideramoster atingido os objetivos a que nos propusemos, tendo sido possível desenhar uma proposta de perfil de competências do Orientador de Formação e do Coordenador do Internato e identificar um conjunto de práticas de Supervisão associadas ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Concluiu-se que os Coordenadores do Internato consideram não ter competências pedagógicas para o exercício das suas funções, contudo, atribuem-lhes importância fulcral e consideram frequentar ações de formação, no âmbito da Pedagogia, para as adquirir. Da mesma forma, também as competências não-técnicas foram reconhecidas pela maioria como importantes para o desempenho das suas funções, nomeadamente, as competências de comunicação e relações interpessoais, liderança, gestão de conflitos e de equipas de trabalho. Apesar de não se reconhecerem como Supervisores Pedagógicos, as caraterísticas que valorizam num Supervisor Pedagógico e as funções que lhe atribuem são muito sobreponíveis com aquelas que consideram ser as suas próprias caraterísticas enquanto Supervisores Pedagógicos e Coordenadores do Internato. Tendo em vista o desenvolvimento pessoal e profissional, próprio e dos Orientadores de Formação, consideramos que o Coordenador do Internato enquanto Supervisor Pedagógico deve adotar um estilo orientador, colaborativo e reflexivo no desempenho das suas funções.It is clearly accepted among physicians that all of them are available to convey their practical and theoretical knowledge to those who begin the postgraduate medical training. However, the lack of pedagogical training for teaching is an important gap in the medical resident’s internship. This context frames the development of this study who aims to understand how the supervision of pedagogical practices is carried out by the Portuguese Anesthesiology Internship Coordinators, assess the relevance of training and the role of non-technical skills (soft skills) in the development of their pedagogical skills and contribute to define and establish the profile of fundamental skills of the Internship Clinical Teachers and Coordinators. Given the nature of the study, the research model followed was mixed (quantiqualitative). Documentary analysis and questionnaire survey were instruments used for data collection. The sample consisted of 27 Coordinators of the Portuguese Anesthesiology Internship. For data analysis and treatment, statistical and content analysis were the techniques used. After analyzing and discussing the results, we believe that we have achieved our initial goals and we are able to draw a profile proposal for the Internship Clinical Teacher and Internship Coordinator and to identify a set of supervision practices related with the development of personal and professional skills. It was concluded that the Internship Coordinators do not consider themselves to have pedagogical skills, however, the crucial importance attributed to these skills lead them to consider the frequency of training actions, within the scope of Pedagogy, to acquire them. Likewise, non-technical skills, namely, communication and interpersonal relationships, leadership, conflict management and teamwork were also recognized by the majority as significant. Although they don’t recognize themselves as Pedagogical Supervisors, the attributes they value in a Pedagogical Supervisor and the functions they assign are very overlapping with those they consider to be their own characteristics as Pedagogical Supervisors and Internship Coordinators. The Pedagogical Supervisor should adopt a guiding, collaborative and reflective style in the performance of their duties in order to achieve personal and professional development.engFormação pedagógicaCompetências comunicativasSupervisão pedagógicaEducação médicaInternato médicoRelações interpessoaisGestão de conflitosTrabalho de equipaAnestesiologiaPedagogical trainingNon-Technical Skills (soft skills)Pedagogical supervisionMedical educationMedical Residency (Medical Internship)O internato de anestesiologia em Portugal: contributo do coordenador na supervisão das práticas pedagógicasmaster thesis202942023