Barreto, Maria AntóniaMorais, Elisabete Maria Rodrigues2021-10-222024-09-272021-09-272021-10-22Morais, Elisabete Maria Rodrigues - A qualidade do ensino superior em Angola [Em linha]: fatores para a mobilidade dos estudantes do ensino superior para Portugal. [S.l.]: [s.n.], 2021. 124 p.http://hdl.handle.net/10400.2/11279Vivemos num mundo em constante mudança, onde a educação tem vindo a desempenhar um importante papel para o desenvolvimento dos Países. Este trabalho contém uma breve resenha da evolução do ensino superior Angolano e a sua análise quanto à sua qualidade. Na parte empírica, investigámos as razões apresentadas por estudantes Angolanos para fazerem a sua formação no exterior do País, que perceções têm sobre o ensino superior Angolano e que expectativas têm para quando terminarem a sua formação. Este estudo está estruturado em quatro capítulos e obedece a uma abordagem metodológica qualitativa, tendo por base a aplicação de uma entrevista semiestruturada a uma amostra de conveniência. Os estudantes angolanos entrevistados escolhem Portugal para estudar por razões históricas, pela língua e porque têm uma rede de apoio, constituída por familiares e amigos; consideram que estudar no estrangeiro lhes pode garantir poder, prestígio e vantagens no acesso a um emprego que lhes garanta um bom salário e promoção social; consideram que o ensino superior Angolano tem muitas lacunas, no que concerne à qualidade pedagógica e científica dos docentes; às infraestruturas (poucos laboratórios e indevidamente apetrechados, salas desconfortáveis). Referem que é a necessidade de afetação de recursos económicos escassos, a razão das políticas governamentais não estarem realmente a ser implementadas e realçam a necessidade de uma aposta no Ensino mais contundente para que possa, a qualidade do Ensino Angolano no geral; ser equiparada aos países europeus. Alguns dos estudantes entrevistados não pretendem regressar após a sua formação, pois consideram que já não se habituariam ao modo de vida em Angola, nem às dificuldades sociais, à falta de infraestruturas do País e insegurança.We live in a constantly changing world, where education has been playing an important role for the development of countries. This work intended to make a brief review of the evolution of the Angolan higher education and its quality analysis. In the empirical part, we investigated the reasons given by Angolan students for undertaking their training abroad, what perceptions they have about Angolan higher education and what expectations they have for when they finish their training. This study is divided into four chapters and follows a qualitative methodological approach, based on the application of a semi-structured interview to a convenience sample. The Angolan students interviewed chose Portugal to study in for historical reasons, for the language and because they have a support network, made up of family and friends; they consider that studying abroad can guarantee them power, prestige and advantages to accessing a job that guarantees them a good salary and social advancement; they consider that Angolan higher education has many gaps, with regards to the pedagogical and scientific quality of its teachers; infrastructure (few laboratories and inadequately equipped, uncomfortable rooms). They refer that the need to allocate scarce economic resources is the reason why government policies are not really being implemented and highlight the need for a stronger focus on Education so that the quality of Angolan Education, in general, can be achieved; be equated with European countries. Some of the students interviewed do not intend to return after their training, as they believe that they would no longer get used to the way of life in Angola, nor to the social difficulties and lack of infrastructures in the country and insecurity.porEnsino superiorQualidade da formaçãoPerceçãoEstudantesAngolaHight educationQualityStudent's perception about hight educationA qualidade do ensino superior em Angola: fatores para a mobilidade dos estudantes do ensino superior para Portugalmaster thesis202782069