Ramos, Maria ConceiçãoRamos, Natália2025-10-082025-10-082025Ramos, M. C. P., Ramos, N. (2025). Olhares e perspectivas sobre educação e imigração em Portugal: do Ensino Básico ao Ensino Superior. In Estudos Avançados, v.39, n. 115, e39115315, p. 1-18.0103-4014http://hdl.handle.net/10400.2/20335Temática do numero da Revista: Imigração, educação e violênciaNos últimos anos, Portugal afirmou a sua situação de país de imigração, o que se reflete no sistema educativo, através do aumento de estudantes estrangeiros no Ensino Básico, Secundário e Superior, e das políticas e estratégias implementadas. Essa realidade coloca oportunidades e desafios ao nível da adaptação e do sucesso escolar. Existem desigualdades entre alunos imigrantes, apresentando os estrangeiros desfavorecidos taxas inferiores de sucesso, mais reprovações, risco de abandono escolar, vias profissionais curtas no Ensino Secundário e não prosseguimento do Ensino Superior. Para colmatar discrepâncias no desempenho escolar entre crianças e jovens autóctones e imigrantes, foram introduzidas medidas para promover a igualdade e a integração e aumentaram os programas para atrair estudantes internacionais para o Ensino Superior, bem como o enquadramento jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas.In recent years Portugal has asserted its status as a country of immigration, which is reflected in the education system, through the increase in foreign students in basic, secondary and higher education, and in the policies and strategies implemented. This reality poses opportunities and challenges in terms of adaptation and school success. There are inequalities among immigrant students, with disadvantaged foreigners having lower success rates, more failures, risk of dropping out of school, short career pathways in secondary education and not pursuing higher education. To bridge discrepancies in school performance between indigenous and immigrant children and young people, measures were introduced to promote equality and integration and increased programs to attract international students to higher education and the legal framework for the recognition of academic degrees and diplomas.porEducaçãoImigraçãoInterculturalidadePortugalEuropaMobilidade estudantil internacionalEstratégias e políticasEducationImmigrationInterculturalityEuropeInternational student mobilityStrategies and policiesOlhares e perspectivas sobre educação e imigração em Portugal: do Ensino Básico ao Ensino SuperiorViews and perspectives on education and immigration in Portugal: from basic education to higher educationjournal article10.1590/s0103-4014.202539115.0181806-9592