Cancian, Queli GhilardiGonçalves, VitorMoreira, J. António2024-12-302024-12-302024-07-04Ghilardi Cancian, Q., Gonçalvez, V., & Moreira, J. A. (2024). Percepções de estudantes de Pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Internacional De Formação De Professores, e024010. Disponível a partir de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/17342447-8288http://hdl.handle.net/10400.2/17042O professor pedagogo é, pela natureza de sua atividade, um professor que assume cada vez mais um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto polivalente, dentre os conteúdos ministrados nas séries iniciais estão também conteúdos orientados para a educação e a saúde. A partir desta constatação, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes de Pedagogia sobre o tema contemporâneo transversal saúde e a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior da região Oeste do Paraná, Brasil. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes acredita na não dissociação entre saúde e educação, porém cerca de metade dos respondentes acreditam não estar preparados para ministrar atividades neste domínio.porEducaçãoSaúdeSaberes docentesEducationHealthTeaching knowledgePercepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino FundamentalPerceptions of pedagogy students on the topic of health as a contemporary transversal content in the initial grades of Elementary Schooljournal article