Francisco, Manuela2022-07-272022-07-272022-06-21Francisco, M. (2022). Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 5(1), 29–37. Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/45082184-1837http://hdl.handle.net/10400.2/12093Este trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.porEducação onlineeLearning acessívelMoodleAcessibilidadeEquidadeEstratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodlejournal articlehttps://orcid.org/0000-0002-4507-7859