Bastos, GlóriaCarvalho, Madalena2022-11-022022-11-022022-10Bastos, Glória; Carvalho, Madalena - Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o global. In Conferência Lusófona de Ciência Aberta, 13, Maputo, 2022. "Conferência..."[Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2022. 1 posterhttp://hdl.handle.net/10400.2/12454Poster apresentado na 13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta.O estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19, especialmente considerando o ensino remoto emergencial, se refletiu no interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA). Tendo em atenção que no contexto português, a Universidade Aberta (UAb) é única instituição de ensino que organiza de forma sistemática REA numa comunidade específica do seu repositório institucional, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do Repositório, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA, nos períodos antes e durante a situação pandémica, de modo a percecionar a existência de padrões de utilização. Partindo da premissa de que os repositórios institucionais contribuem para a internacionalização do conhecimento e o acesso aberto permite ampliar o papel social das universidades, o estudo reflete ainda sobre a contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica, percebida pelas estatísticas de utilização das coleções de REA disponibilizadas pela UAb. A análise dos dados revela a importância do Repositório para aumentar a visibilidade das coleções e o potencial impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacionalporRecursos educacionais abertosPráticas educacionais abertasUniversidade AbertaRepositório AbertoRecursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o globalconference object