Pedrosa, DanielaMorgado, LeonelCruz, Gonçalo2018-05-162018-05-162018978-972-618-944-2http://hdl.handle.net/10400.2/7317Relatamos a exploração da Narração Multimodal (NM) enquanto instrumento em contexto on-line, na Universidade Aberta, durante o curso de profissionalização em serviço de docentes do ensino básico e secundário para o grupo de recrutamento 550 (Informática, Ministério da Educação da República Portuguesa), na unidade curricular Seminário de Prática Pedagógica. Das várias tarefas solicitadas aos formandos, a exploração de NM ocorreu nos 3.º, 4.º e 6.º tópicos de aprendizagem. Neste capítulo apresentamos os aspetos que apresentaram maiores fragilidades e os que foram corretamente executados antes e após feedback, no 1.º contacto com a NM (que ocorreu no 3.º tópico). O 1.º contacto com as NM revelou-se desafiante para os formandos, tanto na sua execução inicial como na melhoria das fragilidades identificadas. De quatro categorias analisadas, verificou-se que a maior incidência de fragilidades ocorreu nas categorias referentes aos aspetos que enriquecem a NM. Nas categorias referentes à estrutura e às características da NM, apesar de terem apresentado vários tipos de fragilidades, as NM foram concluídas com êxito, após colmatadas e resolvidas as fragilidades por recurso a feedback. Recomenda-se que em futuras abordagens haja adaptação dos materiais e de práticas de apoio pedagógico.porElearningFeedbackPráticas pedagógicasO primeiro contacto com as narrações multimodais no âmbito de um curso de profissionalização docente em contexto on-linebook part