Aires, LuísaAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins2009-02-042009-02-042008Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p.http://hdl.handle.net/10400.2/1146Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade AbertaEsta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.porEducaçãoFormação de professoresEstágiosSupervisãoOrientação pedagógica dos professoresOrientação profissionalA supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de casomaster thesis