Lopes, Manuel MoutaSantos, José Paulo Rosa dos2010-11-162010-11-162010Santos, José Paulo Rosa dos - Estudo de caso [Em linha] : o funcionamento do sistema de controlo interno numa escola secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa : [s.n.], 2010. 157 p.http://hdl.handle.net/10400.2/1673Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaEsta investigação visa compreender e analisar um fenómeno: o funcionamento do Sistema de Controlo Interno de uma Escola Secundária Pública da Amadora. Importou-nos tentar saber se a escola dispunha de um Sistema de Controlo Interno e de um Regulamento/Manual de Sistema de Controlo Interno. Para o efeito, procurámos compreender como funciona o Sistema de Controlo Interno da escola, tentando averiguar de que forma o Sistema de Controlo Interno contribui (ou não), enquanto ferramenta valiosa, para a Gestão Escolar. Na primeira parte (Capítulo 1 e Capítulo 2), começámos assim por esboçar o quadro de referência teórico (Contabilidade Pública; Sistema de Controlo Interno; POC-Educação e Sistema de Controlo Interno do POC-Educação) fundamental para contextualizar este estudo. Na segunda parte (Capítulo 3 e Capítulo 4), centrámos a nossa atenção no Estudo de Caso, privilegiando uma abordagem metodológica qualitativa (entrevista e recolha documental). Procurámos traçar o contexto sócio-económico e caracterizar a Escola 2010 assim como descrever as opções metodológicas que nortearam o Estudo de Caso desenvolvido. No último capítulo apresentamos a análise dos resultados obtidos sobre o caso específico da Escola 2010, partindo do enquadramento teórico e metodológico dos capítulos anteriores.This research aims to understand and analyse a phenomenon: the function of Internal Control System in a Public High School of Amadora. We cared for to try to know if the school had an Internal Control System and a Regulation/Manual of Internal Control System. To do so, we tried to understand how the Internal Control System of the school works, trying to find out how the Internal Control System contributes (or not), while valuable tool for the School Administration. In the first section (Chapter 1 and Chapter 2) we began to sketch the theoretical framework (Public Accounting System; Internal Control System, POC-Educação [Education Accounting Standards] and Internal Control System of [Education Accounting Standards]) critical to contextualize this study. In the second section (Chapter 3 and Chapter 4), we focused our attention on the Case Study, privileging a qualitative methodological approach (interviews and document collection). We tried to trace the socio-economic context and to characterize the 2010 School, so as to describe the methodological options that guided the Case Study developed. In the last chapter, we presented the analysis of the results obtained on the specific case of 2010 School, based on the theoretical and methodological framework of the previous chapters.porGestão de estabelecimentos de ensinoSector públicoEnsino secundárioEnsino básico3º CicloOrganização escolarTécnicas de gestãoControlo de gestãoRegulamentosContabilidadeEducation accounting standardsInternal control systemRegulation/Manual of internal control systemPublic schoolSchool administrationEstudo de caso : o funcionamento do sistema de controlo interno numa escola secundária com 3º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis