Cabral, Pedro Barbosa2020-08-072020-08-072018Cabral, P. (2018). Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação. In Pedro, A., Piedade, J., Matos, J.F., Dorotea, N. e Pedro. N. (org). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa.978-989-8753-46-5http://hdl.handle.net/10400.2/9953O desenho de cursos online tem sido olhado sobre diferentes teorias, como os nove níveis de Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo de Siemens. Em 2003 Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com a equivalência de interação estudante-estudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, a qual apelidou de Teorema da Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos seus princípios. Neste processo, há vários dados obtidos que são úteis no momento de decisão de desenharmos cursos online. É sob a perspetiva do Teorema de Equivalência de Interação que neste artigo se aborda o desenho de cursos online, nomeadamente a questão do custobenefício de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação.porDesenho de cursosTeorema da Equivalência da InteraçãoInteraçãoCustosDesenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interaçãoconference object