Martin-Fernandes, IsabelleCardoso, PaulaMorgado, Lina2016-03-202016-03-202013Fernandes, Isabelle; Cardoso, Paula; Morgado, Lina - Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica. In Challenges 2013. Conferência Internacional de TIC na Educação, 8, Braga, 2013. "Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere [Em linha] : atas". Organizado por Maria João Gomes [et al.]. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6. p. 1535-1548978-989-97374-2-6http://hdl.handle.net/10400.2/5061Este artigo descreve uma experiência de participação num MOOC, um Massive Open Online Course como atividade formal de aprendizagem integrada no seminário curricular de doutoramento sobre ‘Ambientes e Pedagogias Emergentes´ (EDEL, Universidade Aberta) e a sua problematização na perspetiva de um estudante online. A atual popularidade do fenómeno dos MOOC exige uma reflexão sobre o contexto do seu aparecimento e uma análise dos seus principais conceitos e pressupostos. Partindo da nossa experiência inicial no OLDSMOOC, efetuámos uma reflexão à luz do modelo de prática reflexiva de Gibbs (1988) e dos princípios conectivistas de Downes (2007): autonomia, diversidade, grau de abertura e conetividade/interatividade. Embora a nossa participação possa ser considerada periférica na perspetiva de Lave e Wenger (1991), esta perspetiva permitiu identificar os fatores que poderão potencialmente influenciar o tipo de experiência num MOOC e apresentar algumas pistas úteis no processo de preparação para uma experiência bem sucedida.porMOOCODSMOOCConectivismoAmbientes emergentesPedagogias emergentesParticipação periféricaAnálise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periféricaconference object