Saraiva, FernandoMorgado, LinaRocio, Vitor2020-06-052020-06-052016Saraiva, F., Morgado, L., Rocio, V. (2016). Gamificação de uma Rede Social Académica universitária, In: Carvalho, A. A. et al. (Orgs). Atas do 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, pp. 176-182, Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, LabTE978-972-95595-9-4http://hdl.handle.net/10400.2/9761Este projeto integra-se na UID LE@D e tem o º PTN/LEaD/Project Socializing Online Learning-SOL. Envolve a realização de uma Tese de Doutoramento em Educação, na especialidade de Educação a Distância e eLearning.Este projeto de investigação, em fase de desenvolvimento, visa conceber e implementar a Gamificação de uma rede social académica baseada na plataforma Ellg customizada. A revisão da literatura sobre gamificação em educação evidencia factores de impacto na aprendizagem e envolvimento dos indivíduos. potenciando o desenvolvimento de comunidades e de aprendizagem social. A comunicação pretende descrever o desenvolvimento e a implementação de um projeto de gamificação no ensino superior, as suas fases e desenvolvimento de um protótipo e as expetativas de implementação na plataforma. Fundamentando-se na investigação sobre Comunidades e o modelo COI, na Aprendizagem Social e na Gamificação e o seu uso em Educação, apresenta-se o contexto, as fases do projeto e uma breve apresentação dos resultados já obtidos.porGamificaçãoComunidade de inquiriçãoEducação a distânciaGamificação de uma rede social académica universitáriaconference object