Sequeira, Rosa MariaVale, Madalena Alves do2018-09-172021-07-102018-07-102021-09-17Vale, Madalena Alves do - A competência intercultural e o texto literário no ensino português [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 287 p.http://hdl.handle.net/10400.2/7501Na era da globalização assume particular importância o desenvolvimento da competência intercultural. É determinante formar cidadãos detentores de uma consciência crítica intercultural, de um espírito de abertura e de tolerância face a outros valores e culturas e capazes de questionar o seu próprio sistema de valores. A presente investigação incide sobre o desenvolvimento da competência intercultural em sala de aula. É analisada a pertinência do ensino por competências, que esteve na base de alterações no sistema educativo em diferentes países. Coloca-se a tónica no confronto entre os documentos reguladores referentes à disciplina de Português e o modelo de Byram e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Procede-se ainda à articulação com o Quadro de Competências para a Cultura Democrática e com pressupostos de cidadania defendidos por Nussbaum. Há ainda lugar a uma reflexão sobre as práticas interculturais na aula de Português. Aborda-se o texto literário enquanto elemento potenciador do desenvolvimento da interculturalidade e reflete-se sobre as suas práticas e as representações da alteridade na obra literária. Pretende-se verificar se, independentemente do paradigma subjacente aos programas de Português, a competência intercultural pode ser desenvolvida através do estudo do texto literário, atendendo ao facto de este abrir janelas para novas culturas, novos mundos e novas vivências. São definidos objetivos no domínio da comunicação intercultural, tendo por base o quadro teórico anteriormente mencionado, que servirão de base ao estudo empírico. Procede-se depois à testagem dos objetivos em produções textuais que constituem resposta a textos literários em contexto de sala de aula e à consequente interpretação e análise de resultados.In the era of globalization the development of intercultural competence is of particular importance. It is crucial to form citizens who have a critical intercultural awareness, a spirit of openness and tolerance towards other values and cultures, and capable of questioning their own value system. The present research focuses on the development of intercultural competence in the classroom. The relevance of competency education, which was the basis of changes in the education system in different countries, is analyzed. Emphasis is placed on the confrontation between the regulatory documents concerning the Portuguese subject and both the Byram model and the Common European Framework of Reference for Languages. There is also an articulation with the Framework of Competences for Democratic Culture and with the presuppositions of citizenship defended by Nussbaum. Furthermore, there is also a reflection on the role that intercultural practices play in the Portuguese courses. The literary text is discussed as an element that enhances the development of interculturality. The practices and their representation of otherness in the literary work are also subjected to reflection. The aim is to verify whether intercultural competence can be developed through the study of the literary text, given the representation of otherness and the fact that it opens windows to new cultures, new worlds and new experiences, regardless of the paradigm underlying Portuguese programs. Objectives are defined in the field of intercultural communication, based on the aforementioned theoretical framework, which will serve as a basis for the empirical study. The objectives are then tested in textual productions that respond to literary texts in the context of the classroom. The subsequent interpretation and analysis of results are performed taking into account the defined objectives.porCompetência interculturalTexto literárioEnsino do portuguêsSalas de aulaProgramas de ensinoTeachingSkillsLiterary textIntercultural competenceCitizenshipA competência intercultural e o texto literário no ensino portuguêsdoctoral thesis101434278