Falé, IsabelBarros, Rita Queiroz deDuarte, Cláudia Rute Canelas Pereira2025-07-032025-07-032025-04-222025-07-03http://hdl.handle.net/10400.2/19978Tese de Doutoramento em Didática das Línguas Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, em associação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apresentada à Universidade AbertaOs professores de escolas de línguas privadas são frequentemente responsáveis por gerir a planificação dos cursos, a seleção de materiais e a avaliação, e geralmente existe neste contexto falta de regulamentação e apoio. Consequentemente, estes professores frequentemente dependem da experiência e dos recursos disponíveis, como os manuais didáticos, que nem sempre são adequados às necessidades dos seus aprendentes. Este estudo propõe colmatar esta ausência delineando um enquadramento teórico no contexto da linguística educacional, e focar especialmente o contributo da linguística cognitiva para um ensino de línguas mais direccionado e eficaz, especialmente na sua vertente aplicada, ou CALT (Cognitive Approach Language Teaching). Esta metodologia incorpora a instrução gramatical explícita e a L1 dos aprendentes, assim como o conhecimento enciclopédico que os falantes adultos possuem, a incorporação (o princípio segundo o qual a formação e uso da língua são moldados pela experiência sensorial e corporal humana) e o uso intensivo de material visual, entre outras técnicas. Estas técnicas relacionam-se com processos cognitivos universais que são fundamentais para a linguística cognitiva, mas a metodologia proposta tem pontos em comum com outras metodologias, como o Ensino Comunicativo de Línguas. Esta abordagem híbrida fomenta a flexibilidade, e visa capacitar os professores, proporcionando fundamentos teóricos aliados a uma orientação prática, melhorando assim a sua capacidade para adaptar a instrução e os materiais às necessidades dos seus aprendentes. A aplicação prática dos princípios do CALT mostrou que os aprendentes alcançaram uma maior proficiência nas estruturas gramaticais alvo em comparação com aprendentes ensinados com outros métodos, demonstrando a eficácia desta abordagem.Teachers in private language schools are often responsible for managing course planning, material selection, and assessment, and there is usually a lack of regulation and support in this context. Consequently, these teachers frequently rely on their experience and the available resources, such as textbooks, which are not always suited to the needs of their learners. This study aims to address this gap by outlining a theoretical framework within the context of educational linguistics, focusing particularly on the contribution of cognitive linguistics to more principled and effective language teaching, especially in its applied form, CALT (Cognitive Approach to Language Teaching). This methodology incorporates explicit grammar instruction and the learners' L1, as well as the encyclopaedic knowledge that adult learners possess, embodiment (the principle that language formation and use are shaped by human sensory and bodily experience), and the intensive use of visual aids, among other techniques. These techniques relate to universal cognitive processes that are fundamental to cognitive linguistics, yet the proposed methodology also shares commonalities with other approaches, such as Communicative Language Teaching. This hybrid approach promotes flexibility and aims to empower teachers by providing theoretical foundations combined with practical guidance, thereby enhancing their ability to adapt instruction and materials to the needs of their learners. The practical application of CALT principles has shown that learners achieved greater proficiency in target grammatical structures compared to those taught using other methods, demonstrating the effectiveness of this approach.porLinguística educacionalLinguística cognitivaAbordagem cognitiva ao ensino de línguasInstrução de gramáticaEnsino de inglêsAprendentes adultosMateriais de instrução de línguasEducational linguisticsCognitive linguisticsGrammar instructionCognitive approach to language teachingEnglish as a foreign languageAdult learnersEFL materialsTeaching new tricks: a cognitive approach to teaching english to adult portuguese learnersdoctoral thesis