Silva, Sofia Malheiro da2022-09-132022-09-132022Silva, S. M. (2022). PLEaDON - Educar pelo Digital. Agir pela Inclusão: nós e laços com Angola, Loureiro, A. et al. (Eds). 2nd International Congress on 21st Century Literacies, p 85, ed. IP Santarém.978-989-54983-9-0http://hdl.handle.net/10400.2/12150O Projeto de Literacia em Educação a Distância, modalidade Online, com foco na Educação Inclusiva Digital (PLEaDOn) nasceu em Portugal, em fevereiro de 2022, sobre a mentoria de uma investigadora do LE@D – Universidade Aberta e inclui, ao momento da apresentação desta comunicação, uma equipa já sólida e bem constituída, com cerca de 40 participantes, todos eles com perfis de performance profissional e académica na área das Ciências da Educação, espalhados geograficamente pelas 18 províncias de Angola. O PLEaDOn é um projeto amplo e previsto para várias fases, sendo que o primeiro momento se caracteriza por um Programa de Formação de Professores de Educação Especial, com foco nas Políticas Nacionais de Educação Inclusiva, ministrado em regime de educação a distância, modalidade síncrona e assíncrona, ministrando diferentes módulos de formação que capacitem os respetivos professores no âmbito do desenvolvimento das suas competências científicas, pedagógicas e tecnológicas de cariz INCLUSIVO, sendo aglutinador e impulsionador das práticas de formação presencial já ministradas pelo governo do país.porLiteracia digitalInclusãoEducação digitalPLEaDON. Educar pelo digital: agir pela inclusão: nós e laços com Angolaconference object