Amante, Lúcia2024-11-252024-11-252024-11-15http://hdl.handle.net/10400.2/16820Falar de EaD é também falar de Educação em geral e da sua relação com o contexto histórico, económico e social em que tem lugar. Assim, iniciamos esta apresentação no ponto 1, com uma breve abordagem ao contexto histórico-social em que nasce a escola de massas e à relação que se estabelece entre esta e as respostas requeridas pela sociedade industrial, bem diferentes das que a atual sociedade digital exige e a que os sistemas educativos, presos à lógica da uniformização do século XIX, têm dificuldade em dar resposta. Focamo-nos depois, no ponto 2, brevemente, no papel da EaD na democratização do ensino Falar de Educação a Distância (EaD) remete-nos, inevitavelmente, para o seu princípio de base, a democratização do conhecimento e do acesso aos saberes da Escola, necessários na sociedade contemporânea já que, em grande parte, esta modalidade educativa sempre visou chegar àqueles que, por condicionantes diversas, estavam excluídos dos sistemas de ensino presencial. No ponto 3 detemo-nos na evolução dos sistemas de EaD, dando conta da evolução dos modelos convencionais para um modelo pedagógico de base virtual dando origem a uma nova geração de EaD e a alterações do paradigma de aprendizagem até aí dominante. No ponto 4 abordamos o conceito de Educação Aberta, que vai mais além do que o conceito de EaD e que acompanha, mais uma vez, as inovações tecnológicas e assenta numa base de partilha e inclusão. A este conceito associam-se outros, que abordamos nos pontos seguintes, designadamente os conceitos de REA, PEA e APA fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta, conforme procuramos dar conta. Focamos estes conceitos nos pontos 5, 6 e 7. Por fim, tentaremos, no ponto 8, refletir sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter no delinear de novos caminhos de aprendizagem, ou seja na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos diferentes de aprendizagem, dando lugar a práticas abertas, inclusivas, participadas e transformadoras, relevantes para a sociedade atual.porEducação a distânciaEducação abertaRecursos e práticas educacionais abertasInclusãoDemocratizaçãoInovaçãoEducação a distância e educação aberta: inovação, partilha e inclusãoconference object