Mouraz, AnaAlmeida, Ana PatríciaNobre, AnaCaetano Santos, AnabelaBäckström, BárbaraNunes, Catarina S.Neves, CláudiaSeabra, FilipaSousa, LúcioPinto, MaribelAbelha, MartaMagano, OlgaAbrantes, PedroMatos, Ana BeatrizBorges, IrinaGomes, NtebatsaNeves, Ana FilipaMartins, Helena2025-11-242025-11-242025-11-24Mouraz, A. (org) (2025). AquiMeEncontro - Estudos de caso. Universidade Aberta.978-972-674-988-2http://hdl.handle.net/10400.2/20478Obra coordenada por: Ana MourazO projeto Aqui me Encontro e Confundo com Gente de Todo o Mundo que a Todo o Mundo Pertence (AquiMeEncontro), apresentado ao programa Science4Policy 2023, resultou de dois motivos fundamentais: contribuir para fundamentar as políticas públicas em práticas felizes de inclusão de imigrantes, já em desenvolvimento em Escolas Portuguesas e agregar, nesse labor, um conjunto de investigadores da Universidade Aberta que têm desenvolvido alguma investigação que podia cruzar-se com o tema publicitado pelo referido concurso. Fazia-se, dessa forma, jus às duas tendências de produção de políticas públicas que têm sido periodicamente referidas como mais inovadoras (Buzogany & Pülzl, 2024): fazia-se um movimento de bottom up, partindo do que acontece no terreno, ainda que em nichos contidos de inovação, e cruzavam-se saberes e abordagens teóricas múltiplas, que resultavam dos percursos investigativos dos diferentes membros da equipa. Na tarefa de cumprir esse reconto da diversidade de como as escolas abordam e incluem os seus alunos internacionais, foi planeado realizar alguns estudos de caso focados nas ofertas educativas ou nos projetos de inclusão que algumas escolas têm organizado e dinamizado. Este e-book apresenta esses estudos e conta as histórias dos coletivos institucionais ou informais que lhes deram existência.porAquiMeEncontro: estudos de casobook10.34627/hr77-yg61