Cardoso, RicardoMoreira, Darlinda2016-01-042016-01-042015-11Cardoso, Ricardo; Moreira, Darlinda - Contar histórias de vida : um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vida. "Revista de Estudos e Investigação em Psicologia e Educação" [Em linha]. ISSN 2386-7418. Vol. extr., nº 5 (2015), p.69-732386-7418http://hdl.handle.net/10400.2/4790Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo que se enquadra numa investigação decorrente no âmbito de um doutoramento onde, através de uma experiência educativa, se aborda a construção da identidade, na sua relação com o mundo, de 6 mulheres socialmente vulneráveis, com idades entre os 53 e os 78 anos, residentes no norte de Portugal. Pretende-se compreender se, ao narrarem as suas histórias de vida, ficam mais ou menos conscientes de si mesmas, numa partilha intercultural das suas experiências com outros sujeitos. Pretende-se igualmente envolver as participantes num processo de conhecimento numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.This paper presents preliminary results of a study that forms part of an investigation elapsing within the framework of a PhD where, through an educational experience, it approaches the construction of identity, in its relationship with the world, of 6 women in a precarious social situation, with ages between 53 and 78 years, living in the north of Portugal. The aim is to understand whether these individuals, when they describe their life stories, are more or less aware of themselves, in an intercultural share of their experiences with other elements. It is also intended to involve the individuals in a process of knowledge through a perspective of learning throughout life.porHistórias de vidaAprendizagem ao longo da vidaInterculturalidadeConscientizaçãoLife storiesLifelong learningAwarenessContar histórias de vida: um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vidaTelling life stories: an intercultural process of awareness and learning throughout life.journal articlehttp://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.2.2