Jesus, Eduardo NatividadeSousa, NunoRêgo, RitaRodrigues, João Coutinho2019-02-082019-02-082018-10-26http://hdl.handle.net/10400.2/7939Congresso realizado em Coimbra de 24-26 de outubro de 2018.Apresenta-se neste trabalho um índice para avaliar a acessibilidade de uma cidade relativamente ao modo de transporte bicicleta. Este é um modo de transporte ativo e flexível, competitivo para distâncias curtas e com vantagens para o ambiente, economia e saúde, reconhecido pelos decisores políticos como fundamental para um desenvolvimento urbano mais sustentável. A metodologia proposta baseia-se em três princípios fundamentais: acessibilidade como impedância entre origens e destinos, esforço metabólico como medida dessa impedância e expressão da acessibilidade como um valor numérico – Bike-index – para cada origem. A metodologia é aplicada à cidade de Coimbra, Portugal, recorrendo a um sistema de informação geográfica. São obtidas três variantes de bike-index para Coimbra, que revelam que a acessibilidade está dependente não só centralidade das origens, mas também do relevo, que penaliza zonas de encosta e planaltos mal servidos de equipamentos urbanos.porModo velocípedeAcessibilidade ativaSistemas de informação geográficaEstudo de casosBike-index: um índice de acessibilidade urbana para a bicicletaconference object