Marques, Eliane MoreiraSeabra, Filipa2022-10-172022-10-172022-09Marques, E. M., & Seabra, F. (2022). (Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externa. In. I. Fialho & M. Coppi (orgs.), Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp. 137-154). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-240-6.978-972-778-240-6http://hdl.handle.net/10400.2/12345No presente artigo objetiva-se a compreensão do impacto de mecanismos de avaliação como a avaliação externa, os exames nacionais ou, num plano transnacional, a participação de alunos portugueses em estudos internacionais como o PISA na gestão curricular no nível micro, representado pelos professores. Para tal, adotou-se a metodologia de pesquisa e de análise bibliográfica, versando temáticas como: (i) a evolução da noção de currículo; (ii) o currículo à luz do novo paradigma curricular e o seu reflexo nos normativos legais; (iii) o paradigma interpessoal de aprendizagem como possibilidade de desenvolvimento do currículo; (iv) o conceito de currículo enquanto projeto contextualizado e constructo coletivo; (v) o papel do professor enquanto gestor curricular; (vi) as repercussões da avaliação externa na deliberação dos professores e as consequências inerentes à gestão do currículo. Conclui-se pela presença de contradições em todas as fases do desenvolvimento curricular, desde a conceção do currículo até à sua avaliação, bem como pela forte hegemonia do Estado em matéria de decisão curricular, fatores que dificultam a implementação do disposto em matéria de autonomia, flexibilidade e articulação curriculares.porDesenvolvimento curricularAutonomiaProfessorResultadosAvaliação externa(Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externaconference object