Franco, José EduardoFiolhais, CarlosNery, Rui Vieira2019-10-312019-10-312019978-972-42-5168-4http://hdl.handle.net/10400.2/8672Obra sob a direção de: José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, e coordenada por: Rui Vieira NeryO presente volume da coleção Obras pioneiras da cultura portuguesa não contém, ao contrário do que porventura se poderia esperar do título da série, os primeiros tratados de teoria musical publicados em Portugal ou sequer os mais antigos manuais impressos deste género devidos a um autor português. [...] Optou-se, assim, pelos dois primeiros tratados teórico-musicais simultaneamente de autoria portuguesa inequívoca, escritos em português e publicados em Portugal – a Arte de canto chão de Pedro Talésio (Coimbra, Diogo Gomes de Loureiro, 1618), e a Arte de música de António Fernandes (Lisboa, Pedro Craesbeeck, 1626). Além da primazia conferida pelos três critérios referidos, de resto, estes foram, indiscutivelmente, durante cerca de seis décadas, os dois textos de didática musical de autores nacionais que mais impacto tiveram na formação de gerações sucessivas de jovens músicos portugueses e que mais nos ajudam hoje, mesmo que por vezes de forma indireta ou lacunar, a reconstruir o universo das referências teóricas internacionais que regeram a composição e a prática musicais no nosso país no século xvii, pelo menos até à publicação, já em 1685, da primeira edição da Arte mínima de Manuel Nunes da Silva.porObras Pioneiras da Cultura Portuguesa: primeiros tratados de músicabook