Goulão, FátimaCerezo Menéndez, Rebeca2021-02-082021-02-082017Goulão, M.F. & Menéndez, R.C. (2017). Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: Uma proposta de trabalho. In Dias, P. et al. (Coord.) Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital., p. 179-207, Lisboa: Universidade Aberta.978-972-674-808-3http://hdl.handle.net/10400.2/10462Um forte sentimento de autoeficácia desempenha um papel extremamente importante no processo de aprendizagem. Existem alguns fatores que ajudam a fomentar este sentimento de autoeficácia nos estudantes e, com isso, aumentar o seu sucesso académico. A pratica de autorreflexão sobre o resultado final de uma determinada tarefa – os objetivos, bem como, a reflexão sobre o processo que foi levado a cabo ajuda na construção do sentimento de autoeficácia. Levar os estudantes a refletir sobre a sua forma de aprender e as suas estratégias, promove nos estudantes este autoconhecimento e esta capacidade de autorregulação que são muito importantes para os ajudar a reforçar o sentimento de autoeficácia como estudantes. A metacognição como estratégia autorreguladora apresenta-se como um elemento essencial em todo o processo de aprendizagem. Foi com o objetivo de trabalhar estes aspetos e, com isso, ajudar a desenvolver a capacidade de autorregulação de um grupo de estudantes do ensino superior online na Universidade Aberta que concebemos, desenvolvemos e implementámos o módulo intitulado “aprender como se aprende”. Este módulo foi prévio, e com caráter voluntário, ao inicio das atividades académicas dos estudantes que entram pela primeira vez para um curso de graduação na universidade. Este trabalho procura descrever os objetivos, a estrutura e o seu desenvolvimento. A forma como o mesmo decorreu, bem como a avaliação obtida, irão estar na base da nossa reflexão para eventuais alterações necessárias a implementar em futuras edições.porEnsino onlineMetacogniçãoAutorregulaçãoSentimento de autoeficáciaSucesso académicoPromoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalhobook part