Moreira, J. AntónioBarros, Daniela Melaré VieiraMonteiro, Angélica2017-11-272017-11-272015-1178-989-8765-25-3http://hdl.handle.net/10400.2/6746A mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação aberta e em rede, exige uma política ativa de formação, de conversão digital, para garantir práticas pedagógicas de qualidade, através de programas de qualificação com o recurso a tecnologias digitais interativas. Neste sentido, torna-se necessário uma valorização institucional da prática da educação online a par de um investimento na formação para a docência online. É no quadro dessas necessidades identificadas ao nível da e-Docência que surge a presente obra, Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games, que se centra na formação e nos possíveis cenários personalizáveis e virtuais de aprendizagem de interação lúdica, dinâmica, estimulante e cooperativa, destacando a importância dos jogos digitais no que respeita à capacitação e promoção de competências sociais, académicas e profissionais.porTecnologiasInovaçãoAmbientes virtuais de aprendizagemInovação e formação na sociedade digital: ambientes virtuais, tecnologias e serius gamesbook