Ribeiro, A.Moura, Ana Pinto deFranchini, Bela2016-03-182016-03-1820152183-5985http://hdl.handle.net/10400.2/5037As crianças são vulneráveis à envolvente que as rodeia, sendo facilmente seduzidas por alimentos de elevada densidade energética. Pretende-se avaliar o efeito de um programa de educação alimentar sobre o conhecimento de crianças a frequentar o ensino pré escolar, bem como averiguar a influência desse conhecimento nos seus hábitos alimentares.Da totalidade da amostra (n=117) 74% das crianças apresentou peso normal, 14% sobrecarga ponderal, 10% obesidade e 2% baixo peso. No estudo, com a duração de 5 meses, foram elaborados dois questionários, um sobre conhecimentos relativos a conceitos básicos de alimentação e nutrição, dirigido às crianças, e um outro que visava caracterizar os hábitos alimentares das crianças, utilizando um recordatório das 24 horas anteriores, preenchido pelos encarregados de educação. Ambos os questionários foram aplicados, antes e depois da realização de sessões de educação alimentar. Avaliou-se o estado estado ponderal das crianças antes da realização das sessões de educação alimentar.No primeiro momento de avaliação, ao nível dos conhecimentos não ocorreram diferenças significativas entre as crianças dos dois grupos, obtendo-se uma média global de 5,9±1,7 valores, numa escala de 0 a 10. No segundo momento, verificou-se uma diferença significativa quer ao nível do conhecimento dos dois grupos quer ao nível da variação de conhecimento entre cada um dos grupos.porEducação alimentarPré-escolarConhecimentoHábitos alimentaresImpacto da educação alimentar em crianças do ensino pré-escolar: o caso dos jardins de infância do agrupamento de escolas de Alcochetejournal article