Pereira, Selma Eduarda Moita da SilvaMarcos, AdéritoManeira, AntónioAbreu, Filipa Martins deEstadieu, GéraldNg, Sandra OlgaFarinha, Daniel FilipeCaires, Carlos SenaMarcos, Adérito2025-07-092025-07-092024-12Pereira, Selma; Fernandes-Marcos, Adérito & Maneira, António (2024) “As narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentável”, In proceedings of 4th International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology – Creative Digital Intelligence (ARTeFACTo 2024 Macao), 5-6 December 2024, Green Island Campus, University of Saint Joseph. Editor: University of Saint Joseph in Macau ISBN: 978-99981-138-2-4 (pp.100-111).978-99981-138-2-4http://hdl.handle.net/10400.2/19990As narrativas digitais pessoais emergem como uma ferramenta inovadora no ensino e aprendizagem online, promovendo a interação cultural e permitindo que as histórias individuais sejam integradas num contexto educativo global. Este artigo explora o impacto das narrativas digitais pessoais em ambientes de e-learning, com ênfase no seu contributo para a sustentabilidade cultural e a promoção de metodologias pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Através de uma revisão da literatura e da análise de artefactos, propõe-se analisar a importância das narrativas pessoais no ensino e aprendizagem online, destacando o seu potencial para fomentar a interação cultural, a preservação do património imaterial e a construção de identidades, visando trazer para discussão o papel central que as narrativas podem desempenhar na transformação do ensino superior online, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e adaptada às realidades contemporâneas.Personal digital narratives have emerged as an innovative tool in online teaching and learning, fostering cultural interaction and enabling individual stories to be integrated into a global educational context. This article explores the impact of personal digital narratives in e-learning environments, emphasizing their contribution to cultural sustainability and the promotion of more inclusive and diversified pedagogical methodologies. Through a review of the literature and analysis of artifacts, this study aims to examine the significance of personal narratives in online teaching and learning, highlighting their potential to enhance cultural interaction, preserve intangible heritage, and shape identities. It brings to the forefront the central role that narratives can play in transforming higher education online, promoting more effective learning attuned to contemporary realities.porNarrativas Digitais PessoaisEnsino e Aprendizagem OnlineE-learningSustentabilidade CulturalAs narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentávelconference object